
Línguas e Humanidades
DISCIPLINA
PROFESSOR
HORÁRIO
LOCAL
F01
A Voz dos Poetas
Maria Helena Franco
4ª 16:30
Sala C
Regina Ferreira, Teresa Melo
Espaço criativo para oferecer momentos de beleza poética.
Dizer os instantes da vida que os poetas viveram ou ficcionaram e registaram na forma clássica do verso em poema ou na forma de narrativa poética.
Divulgar e despertar o gosto de dizer poesia em sessões abertas.
Colher apreciações para criar instrumentos que superem obstáculos.
Criar meios que conduzam à progressão.
F03
Antropologia e Filosofia
Paulo Jorge Fernandes
3ª 10:00
Sala G + Zoom
Familiarizar os alunos com aspetos fundamentais numa perspetiva introdutória da antropologia da epistemologia e da filosofia, na busca da sabedoria e do conhecimento;
Sensibilizar para a compreensão da diferença entre processos naturais (biológicos) e processos sócio culturais;
Aderir à compreensão da dialética – alteridade / identidade e do conceito antropológico/filosófico contemporâneo de cultura e sua pertinência.
Em síntese: compreender a compreensão de como sou compreendido por forma a compreender o “outro” (compreender por interpretação).
F18
História da Arte - A Cidade de Lisboa
Pedro Silvano
3ª 10:00
Sala A
Descobrir a cidade de Lisboa através da arte.
Já pensaram em olhar Lisboa com “outro olhar”? Olhar para o brasão de armas da cidade de Lisboa e descodificá-lo? Ver a bandeira nacional e compreender a heráldica e a genealogia? Redescobrir a cidade, desde os seus bairros típicos aos museus e igrejas? Quem melhor do que um alfacinha de gema para nos levar nessa viagem? Os Nossos Professores… É o que nos proporciona o António Pedro dos Santos de Almeida Silvano, professor de História de Arte da Cidade de Lisboa na Nova Atena.
F20
História das Religiões
Isabel Eugénio
2ª 16:30
Sala A
Não podemos separar a religião da vida das sociedades. Elas são indivisíveis e interdependentes. Para melhor compreendermos a vasta temática regressaremos ao período longínquo da pré-história, momento em que o homem se questiona (nesta altura já tinha capacidade para o fazer). Perceber como o universo teve a sua influência sobre o ser humano. Entender as primeiras religiões politeístas e a submissão do homem perante a grandiosidade dos “deuses”.
Na sua procura constante e também o pouco sucesso das religiões politeístas em reduzir o sofrimento humano, o homem torna-se o seguidor de um só Deus. Surge a religião monoteísta.
F21
História de Portugal
Isabel Eugénio
2ª 15:30
Sala A
O programa compreende os vários temas da História de Portugal tais como: política, sociedade, cultura e economia. Pretende-se adquirir algum conhecimento sobre a formação e evolução do reino de Portugal e dos outros reinos da Península Ibérica, a formação dos Estados e Nações, até à contemporaneidade.
F34
História do Universo
Vasco Melo
3ª 12:00
Sala A + Zoom
Tudo tem uma história: -Um passado, um presente e um futuro. A História do Universo é a História das histórias. O nosso Universo teve um começo, seja qual for a crença que nos move. O Ser Humano, olhando à sua volta, para baixo e para cima: - Na abóbada celeste estavam o Sol a Lua e as Estrelas, abaixo as forças infernais: - Tudo Deuses. No meio o Homem. Para explicar tudo: -Os Mitos. A Astroarqueologia gera os primeiros instrumentos de conhecimento e leitura do Universo. A partir daqui trata-se de História que, a Ciência, desde que foi criada, foi redirecionando e/ou desdobrando. Hoje sabemos mais que ontem, amanhã saberemos mais do que hoje (com alguns retrocessos). O Universo é demasiado misterioso e cativante para que deixemos de tentar explorar através do instrumento mais poderoso que existe : -A Curiosidade.
F24
Inglês III
Rafaela Melo
3ª 11:00
Sala A + Zoom
A língua inglesa é considerada, na atualidade, a língua universal. Poder comunicar e interagir através de um idioma comum é algo extremamente prazeroso. Ao longo das aulas, será possível desenvolver as competências: compreensão oral (listening), compreensão escrita (reading), expressão oral (speaking) e expressão escrita (writing). Desta forma, estabelecer uma ligação e comunicar em situações básicas em inglês.
F28
Literacia Financeira
Nelson Carreto
5ª 10:00
Sala B + Zoom
Conhecimentos específicos relacionados com assuntos monetários, económicos ou financeiros e com as decisões que o indivíduo é capaz de tomar sobre estes assuntos. A literacia financeira está, assim, ligada à capacidade de ler, analisar, gerir e comunicar sobre a condição financeira pessoal e à forma como esta afeta o seu bem-estar material. Inclui também a capacidade de decidir entre escolhas financeiras, discutir assuntos financeiros e monetários sem desconforto, planear o futuro e responder de forma competente às situações do dia-a-dia que envolvem decisões financeiras, incluindo acontecimentos na economia global.
F29
Literatura Portuguesa
Luís Santos
3ª 11:00
Sala G + Zoom
Transmitir conhecimentos sobre Literatura Portuguesa. Motivar a leitura de textos literários. Fornecer técnicas de análise de texto literário. Ler e analisar textos literários. Fomentar troca de experiências entre os alunos. Apelar à escrita de textos inspirados na análise das obras estudadas. Criar situações para a partilha de emoções a partir dos textos analisados. Praticar a intertextualidade a partir dos temas abordados.
F60
Mente, Artes e Letras
José Capucha
2ª 14:30
Sala B
PROPÓSITO: Abordagem da produção artística e literária na perspetiva das Neurociências.
OBJETIVO: Apresentar, discutir e motivar o interesse na obtenção de informação e conhecimentos sobre visões não tradicionais de domínios de atividade na cultura ocidental, sem exclusão doutras culturas em matérias pertinentes.
F10
Psicologia no Dia-a-dia
Lina Barata
5ª 12:00
Sala B
Esta disciplina tem como objectivo geral a abordagem de vários temas adequados a séniores. Séniores que optaram por permanecer ativos e disponíveis à exploração de novas áreas de conhecimento.
Os tópicos propostos procuram ser acessíveis, relevantes e promover a reflexão, o diálogo e o bem-estar.
F31
Tertúlia
Luísa Machado Rodrigues
5ª 14:30
Sala B
Atividade com o duplo objetivo de, a partir do gosto pela leitura, favorecer o intercâmbio entre os associados em geral e os associados com produção escrita constante de publicações da Nova Atena, bem como dar a conhecer o respetivo conteúdo.
Trata-se de publicações disponíveis na Secretaria e que decorrem do projeto “Vamos trazer a palavra escrita aos nossos dias” nascido quando da Pandemia enquanto contributo para compensar as limitações de convivialidade que há época se colocavam.
A presente atividade iniciou-se em Maio de 2022 e ao longo das Sessões é divulgada uma Síntese com a atualização dos trabalhos desenvolvidos.
Da experiência havida regista-se a regular presença dos autores e o interesse que a qualidade dos textos publicados desperta, dando lugar a debate aberto a todos os participantes.
