top of page
  • Quem foram os fundadores da Nova Atena?
    A Lista Oficial de Fundadores da NOVA ATENA é composta pelos primeiros 92 associados, à frente dos quais figura Maria da Conceição Gonçalves, licenciada em História e docente de História da Arte, associada nº 1 e Presidente da Direção Fundadora.
  • Onde funciona a Nova Atena?
    A mais-valia da atividade da NOVA ATENA enquanto universidade sénior e promotora da solidariedade social foi reconhecida pela Câmara Municipal de Oeiras, a qual lhe cedeu, em 2013, um espaço condigno e requalificado para a prossecução das suas atividades: o edifício da antiga Escola EB1 n.º2 Almeida Garrett, na Rua Almeida Garrett, 20, 2795-012 LINDA-A-VELHA.
  • Qual é o horário da Nova Atena?
    O horário de funcionamento da Nova Atena é o seguinte: Atividades de ensino, de natureza cultural ou artística: 2ª a 5ª feira: das 9h às 13h e das 14,30h às 17,30h 6ª feira: das 10h às 13h Secretaria: 2ª a 5ª feira: das 10h às 13h e das 14,30h às 17,30h 6ª feira: das 10h às 13h
  • O que é a Nova Atena?
    A NOVA ATENA - ASSOCIAÇÃO PARA A INCLUSÃO E BEM-ESTAR DA PESSOA SÉNIOR PELA CULTURA E ARTE é uma associação particular de solidariedade social, fundada, em abril de 2008, por iniciativa de um grupo de seniores ligados ao ensino, sensíveis aos valores da cultura e à situação de isolamento de muitos após o termo das respetivas atividades profissionais. A atividade da NOVA ATENA desenvolve-se num ambiente muito próprio, marcado pelo espírito de partilha de saberes e experiências, alegria, solidariedade e afeto, dessa forma se procurando promover um envelhecimento ativo e saudável.
  • Quais os custos para os associados da Nova Atena?
    Os custos a suportar pelos associados da Nova Atena são a joia de inscrição, a quota de associado, a quota de ensino e o seguro de acidentes pessoais (veja os respetivos valores em INSCRIÇÕES). Os valores da quota de associado e da quota de ensino podem ser ajustados de forma proporcional, em função da data de inscrição do associado.
  • Qual a composição demográfica (média de idades e distribuição de género) dos associados da Nova Atena?
    A média de idade dos associados da Nova Atena situa-se atualmente nos 74 anos, sendo aproximadamente de 72% a percentagem de associados do sexo feminino.
  • Quais são as categorias de Associados da Nova Atena?
    Existem 3 categorias de associados: Fundadores: As pessoas que, a qualquer título, deram o seu contributo para a fundação da associação Honorários: As pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma especialmente relevante para a realização dos fins da associação Efetivos: As pessoas que se proponham colaborar na prossecução dos objetivos da associação, obrigando-se ao pagamento de uma joia inicial e de uma quota anual.
  • Quantos associados tem a Nova Atena?
    A Nova Atena conta atualmente com mais de 500 associados ativos, participando regularmente nas atividades da instituição.
  • Quais são os Orgãos Sociais da Nova Atena?
    Os órgãos sociais da NOVA ATENA são a Assembleia Geral, a Direção, o Conselho Fiscal e o Conselho Geral. Os três primeiros são eleitos para cumprimento de mandatos de três anos, limitados a dois mandatos. O Conselho Geral é um órgão não eleito, composto pelos associados fundadores, pelos associados honorários e pelos membros de Direções anteriores cujo mandato tenha sido integralmente cumprido, sendo presidido pelo Presidente da Direção cessante.
  • Que associados integram atualmente os órgãos sociais eleitos da Nova Atena?
    Os associados eleitos para o mandato 2023/2025 são os seguintes: MESA DA ASSEMBLEIA GERAL: Fernando Botas (Presidente) Maria do Céu Matos (1º Secretário) Fernando Marques (2º Secretário) DIREÇÃO: Luís Santos (Presidente) António Craveiro (Vice-Presidente) Olga Lourenço (Tesoureiro) Maria da Luz Claro (Secretário) Clarisse Freixo (Vogal) CONSELHO FISCAL: Maria José Saraiva (Presidente) Isabel Carvalho (1º Secretário) Fernando Baptista (2º Secretário)
  • Quem presidiu às anteriores Direções da Nova Atena?
    As primeiras Direções da Nova Atena foram presididas por Maria da Conceição Gonçalves (associada n.º 1 da instituição), tendo as mesmas assegurado a gestão da associação entre 2008 e 2013. Durante os triénios compreendidos entre 2014 e 2019, a Direção da Nova Atena foi assegurada por equipas lideradas por Vítor Carvalho. Em 2020, teve início um novo triénio, sendo a Direção da associação encabeçada por Luís Santos, o qual viria a ser reconduzido em 2023 para um novo mandato.
  • Posso ser voluntário na Nova Atena?
    A atividade da Nova Atena assenta exclusivamente num regime de voluntariado. Qualquer associado pode manifestar a sua vontade de colaborar no funcionamento da Associação (para dar aulas ou para participar noutras atividades específicas), devendo para tal preencher o respetivo FORMULÁRIO. A Direção da Nova Atena apreciará a candidatura tendo em consideração o curriculum e as competências profissionais apresentadas.
  • Posso ser associado da Nova Atena sem estar matriculado em quaisquer disciplinas?
    Sim. A inscrição na Nova Atena tem como efeito a aquisição da qualidade de "ASSOCIADO". Caso o associado pretenda frequentar as aulas das várias disciplinas e atividades, deverá efetuar a sua matrícula como aluno, passando a deter a qualidade de "ASSOCIADO ALUNO". A primeira daquelas categorias implica apenas o pagamento da quota anual de associado. A segunda pressupõe também o pagamento da quota anual de ensino.
  • Como se processa a admissão na Nova Atena?
    A candidatura à admissão processa-se mediante o preenchimento de um formulário próprio, ficando o processo pendente de aprovação por, pelo menos, dois elementos da Direção. Após a aprovação da candidatura, o novo associado deve proceder ao pagamento de uma joia e da quota anual, tornando-se efetiva a sua admissão.
  • Quem pode ser associado da Nova Atena?
    Qualquer pessoa singular, maior, ou qualquer pessoa coletiva pode ser associado da Nova Atena, independentemente da localização da sua respetiva residência ou sede.
  • Como se processa a matrícula nas aulas da Nova Atena?
    A matrícula para a frequência das aulas das várias disciplinas é anual e processa-se através do preenchimento de um formulário próprio.
  • É suportada (ou está prevista a utilização de) outra plataforma tecnológica que não o Zoom?
    De momento, a plataforma escolhida pela Nova Atena para realização de aulas online é o Zoom Meetings. Contudo, estamos continuamente a avaliar a evolução nesta área, tanto em termos de produtos e de funcionalidades disponíveis como da sua adoção pelo mercado, no sentido de ponderar alguma evolução futura, caso ela se justificasse.
  • Qual a plataforma tecnológica usada para as aulas online?
    A plataforma tecnológica selecionada pela Nova Atena para realizar as aulas online é o Zoom Meetings. Mais informação sobre os produtos Zoom e respetivas funcionalidades pode ser consultada aqui.
  • As aulas da Nova Atena funcionam todas também online?
    Não. A maioria significativa das aulas da Nova Atena são presenciais Contudo, desde o tempo da pandemia, em que todas as aulas passaram a ser dadas online, continuámos a ter um número muito significativo de aulas online (mais de 30). Algumas das aulas são realizadas em ambiente misto, isto é, são dadas presencialmente, mas transmitidas simultaneamente online.
  • Quais são as áreas temáticas do acervo da biblioteca?
    O acervo da Biblioteca da Nova Atena, é composto por obras enquadradas nos seguintes temas: Literatura em língua Portuguesa e de países de expressão Portuguesa; Literatura de autores estrangeiros; Literatura - Poesia; Literatura policial e ficção científica; História da filosofia, filosofia; Psicologia, educação e pedagogia; Religião, espiritualidades, auto-ajuda Ciências Sociais (Sociologia, política, economia…); Ciências da Natureza; História da Arte, catálogos de exposições, fotografia; Música; História Universal, História de Portugal, História militar portuguesa, Biografias; Guias turísticos, viagens, monografias; Obras de referência como: dicionários, vocabulários e enciclopédias temáticas (estas não estão disponíveis para empréstimo domiciliário); Artesanato, trabalhos manuais, bricolage, nutrição, gastronomia, culinária, saúde e família; Pequena seleção de livros para crianças; A Biblioteca da Nova Atena tem também à disposição dos seus associados um conjunto de CDs e DVDs com música, filmes, documentários e espetáculos.
  • Qual a atividade da Biblioteca da Nova Atena?
    A NOVA ATENA dispõe de uma biblioteca para requisição de livros para leitura em casa. A biblioteca conta já com mais de 3.600 volumes, cobrindo um leque muito diversificado de temáticas. Para além dos livros, a Biblioteca tem também uma coleção de Música, de Filmes e Documentários e Espetáculos. No âmbito das atividades da Biblioteca, são organizados frequentemente mostras de fotografia, poesia, prosa, desenho e atividades afins, da autoria dos associados. Além das atividades normais de gestão do espólio, a equipa da Biblioteca colabora ainda na promoção da criação literária pelos associados e na divulgação regular dos trabalhos de prosa e poesia por aqueles produzidos.
  • Como devolvo os livros requisitados?
    Quando devolver os livros, coloque-os numa caixa própria para o efeito, que se encontra assinalada numa das mesas da biblioteca. Por favor não arrume os livros nas estantes. A equipa da Biblioteca gosta muito de cuidar, arrumar, tornar a biblioteca mais agradável e, assim, já não perde tempo e pode escolher outro livro para levar.
  • Qual a organização das estantes da Biblioteca?
    Todas as estantes e prateleiras estão numeradas e possuem etiquetas com a indicação dos temas principais. Dentro de cada tema, a arrumação é feita por ordem alfabética do apelido dos autores. Sendo do mesmo autor, os livros estão organizados por ordem alfabética do título.
  • Em que se traduz concretamente a responsabilidade social da Nova Atena?
    A solidariedade social é uma das marcas identitárias da Nova Atena. Entre os vários projetos solidários desta universidade sénior destacam-se: O projeto "MADRINHA DE LEITE", campanha mensal de recolha de donativos dos associados para a aquisição de leite destinado às famílias mais carenciadas da freguesia (distribuído pela União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo). A recolha de vestuário e outros bens destinados a crianças, grávidas e mães carenciadas. A recolha de mantas e cobertores usados para entrega em canis e gatis.
bottom of page