top of page

A carregar dados do professor...

Vítor Carvalho

Vítor Carvalho

Nasceu em 1947 numa aldeia da Beira Alta. Aos 11 anos, depois de ter feito a Escola Primária, começou a trabalhar na loja comercial da sua família, onde se manteve até ser mobilizado para cumprir o serviço militar obrigatório, aos quase 21 anos. Começou a estudar à noite, como trabalhador-estudante em 1969, quando cumpria o serviço militar no DGA-Ajuda, não tendo sido mobilizado para a guerra colonial. Em quatro anos fez todo o ensino secundário e nos cinco anos seguintes o Curso de Economia, do ISEG, sempre como trabalhador-estudante, sem direito a exames especiais porque não foi à guerra colonial.


Acabado o curso de Economia concorreu a assistente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde lecionou nos anos de 1977/78 e 1978/79, o último como regente da cadeira de Desenvolvimento Regional.

Em 1979 concorreu e foi admitido na multinacional UNILEVER como “management trainee”, empresa onde permaneceu 26 anos, tendo chegado a diretor sénior, com a responsabilidade da Gestão Logística e da Cadeia de Abastecimento do grupo, a maior operação de produtos de grande consumo à época em Portugal – detergentes, produtos de higiene pessoal, margarinas, gelados, snaks, Lipton Ice Tea, azeites e outros produtos alimentares.


Durante a sua carreira na UNILEVER, frequentou diversos cursos no Centro de Formação da UNILEVER, na Inglaterra. Em 1985 e 1986, durante vinte meses, frequentou com sucesso o UNILEVER ACCOUNTING COURSE/ Gestão Financeira, ministrado por professores da Universidade de Erasmus-Roterdão, pago pela UNILEVER.


Em representação da UNILEVER, foi presidente da APLOG- Associação Portuguesa de Logística, entre 2000 e 2005, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CODIPOR/GS1, três mandatos, membro da CENTROMARCA- Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca e seu representante de Portugal em Bruxelas, na AIM- Association des Industries de Marque/European Brands Association, entre 1998 e 2003.

Integrou, em 1999, o primeiro Conselho Consultivo do Mestrado em Logística, organizado pelo IST-Instituto Superior Técnico, pelo ISCTE- Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e pelo ISEE- Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto, a convite destas instituições.

Depois de reformado, voltou ao ensino superior como Professor no Instituto Politécnico de Setúbal, na Licenciatura e Pós-Graduação em Gestão Logística e da Cadeia de Abastecimento. Em paralelo com a vida profissional, foi professor do Instituto Superior de Gestão, na Pós-Graduação em Gestão Logística, entre 1995 e 1999, e formador da APLOG entre 1998 e 2020, nos cursos do ECBL- European Certification Board of Logistics, incluindo formação à medida em várias empresas. A pandemia pôs fim à atividade de consultor e formador.


Foi Presidente da Direção da Nova Atena entre 2014 e 2020. É autor do livro “O VOO DO MOCHO”, que retrata a vida da associação nesse período. Por essa razão, manter-se-á Presidente do Conselho Geral da Nova Atena até novas eleições.


Publicou os seguintes livros técnicos: “AUDITORIA LOGÍSTICA”, Edições Sílabo, 2001, em coautoria; “AS LOGÍSTICAS”, edição do Ministério da Economia, 2002, em coautoria; “A SITUAÇÃO DA LOGÍSTICA EM PORTUGAL”, Edição APLOG, 2010.


Na NOVA ATENA é professor de Economia e de Guitarra, participando em vários grupos musicais.


Casado, dois filhos e cinco netos, vive em Miraflores-Algés.

Disciplinas que leciona:

Economia

Guitarra (A e B)

bottom of page