Quem somos

A NOVA ATENA é uma associação para a inclusão e bem-estar da pessoa sénior pela cultura e arte.

É uma instituição apartidária, não confessional, sem fins lucrativos, com duas componentes básicas: universidade sénior e solidariedade social.

Somos independentes de organismos públicos ou de outras instituições e os corpos dirigentes são eleitos cada três anos, com limite de dois mandatos.

Não há limites geográficos ou de idade para as inscrições na Associação. Temos três tipos de associados: fundadores, honorários e efetivos.

Os professores e coordenadores de atividades são aprovados pela Direção vigente, com base em propostas e disponibilidades de horários.

Missão e Objectivos

A Associação Nova Atena foi fundada com objetivos de integração social e comunitária, de promoção cultural e de bem-estar, em particular da pessoa sénior, desenvolvendo para tal fim um vasto conjunto de atividades de ensino, de lazer, de desenvolvimento cultural e artístico e de apoio biopsicossocial.

História

A Nova Atena nasceu da iniciativa de um grupo de docentes séniores que deram expressão a uma associação que, nas suas várias vertentes, íncluia a de Universidade Sénior. Contou desde logo com o empenhamento e dedicação da Comissão Instaladora e com a desinteressada colaboração dos primeiros associados. Como sua dirigente, Maria da Conceição Gonçalves, licenciada em História e Docente de História da Arte foi a sócia nº 1 e Presidente da Direção Fundadora.

A Nova Atena nasceu no ano de 2008 em Linda-a-Velha por iniciativa de um grupo de pessoas sensíveis aos valores da cultura e também da situação de isolamento de muitos, após terem cessado as atividades profissionais.

Constituiu seu propósito criar um espaço aberto a todos os que pelas mais diversas razões de suas vidas procurassem melhor bem estar pessoal e comunitário, através da cultura transmitida em aulas especializadas e da prática artística viabilizada em ateliês.

Os meios escolhidos, cultura e arte, ampliaram-se constituindo hoje uma variada panóplia de disciplinas que versam as mais variadas áreas e ateliês de artes plásticas, grupos musicais, teatro e poesia. Frequentes viagens em território nacional, algumas mesmo ao estrangeiro, completam os meios institucionalizados de aprendizagem. O convívio informal ou em momentos festivos especiais, constituiu também desde início, uma dominante importante na vida desta Associação.

Desde o seu nascimento se gerou nesta Associação apartidária, não confessional, independente de outras instituições, funcionando em inteiro regime de voluntariado, um ambiente muito próprio, marcado pelo espírito de partilha, alegria, solidariedade e afeto.

Tendo a Nova Atena nascido de vontades determinadas que ultrapassaram grandes dificuldades logísticas e organizativas, com espírito de otimismo e esperança e grande equilíbrio financeiro, a sua mais-valia social foi reconhecida pela Câmara Municipal de Oeiras cedendo-lhe em 2013 um espaço condigno, requalificado, na Rua Almeida Garrett nº 20, que hoje possui, e onde no passado funcionou uma escola de 1º Ciclo.

Acolheu até hoje cerca de 1.000 pessoas que, de forma espontânea, frequentemente evocam o contributo positivo que receberam por pertencerem e frequentarem atividades na Associação Nova Atena, por lhes ter proporcionado bem estar pessoal, familiar e comunitário.

A Nova Atena tem atualmente cerca de 570 associados ativos. A média etária situa-se nos 66 anos e a maioria dos associados são licenciados, com carreiras profissionais no ensino, no sistema bancário, na administração pública e em empresas de muitos setores de atividade.

Todos os professores e todos os colaboradores da Nova Atena exercem a sua atividade em regime puro de voluntariado, pro bono, e as receitas provêm exclusivamente das quotas anuais para cobrir as despesas operacionais.

Para além das aulas e das atividades artísticas (coro, grupos instrumentais e de música popular portuguesa, grupo de teatro e jograis), a Associação leva a cabo visitas de estudo e de carácter geral/cultural.

Dentro das atividades artísticas, os grupos realizam programas de animação em lares de idosos e em festas de carácter sociocultural.

Em conjunto com outras academias do universo sénior, da área metropolitana de Lisboa, a Nova Atena participa em festivais anuais de música e teatro sénior.

Associados

A Nova Atena é uma associação de seniores, embora não se fixem limites mínimos de idade para adesão.

É muito grande a diversidade de formação dos associados e de profissões exercidas na vida ativa e daí resulta também a diversidade de atividades e de interesses que se manifestam na Associação.

A maioria dos associados tem formação superior e a média etária é da ordem dos 66 anos.

Para a adesão não são exigidos requisitos especiais, sendo as candidaturas aceites provisoriamente para avaliação da capacidade de receber mais associados.

Corpo Docente

Os professores da Nova Atena são originários das mais diversas atividades profissionais mas em particular professores do ensino superior, do ensino secundário e profissionais da Administração Pública e atividades empresariais. Por esta razão, o contexto académico da Nova Atena é bastante diversificado e rico. Há a acrescentar o facto de muitas atividades, em particular atividades artísticas e culturais, serem coordenadas por pessoas que na vida profissional desempenharam funções semelhantes.

Documentos oficiais

A Nova Atena rege-se por um conjunto de normas e regulamentos, a saber: Estatutos, Regulamento das Assembleias Gerais e Regulamento Interno. Na Assembleia Geral de novembro é aprovado o Plano de Atividades para o ano seguinte, publicitado nos termos dos Estatutos. Qualquer associado ou candidato a associado (no ato da inscrição definitiva) pode consultar estes documentos na Secretaria. Para além destes documentos, poderão existir outras normas de aplicação específica e de duração limitada.

A comunicação com os associados é feita de diversas formas: por correio eletrónico, através de painéis de informação, por uma página oficial no Facebook (Nova Atena – Universidade Sénior de Linda-a-Velha) e pelo site (www.novaatena.pt)

Corpos sociais

Corpos sociais

Os Orgãos Sociais da Nova Atena são eleitos para períodos de três anos, com limite de dois mandatos.

A lista completa, com membros efetivos e suplentes, pode ser consultada aqui.

Colaboradores e Secretaria

Existem vários núcleos com objetivos de organização e coordenação das diversas atividades.

Na Secretaria está disponível a informação sobre os nomes dos núcleos e dos associados que voluntariamente têm a responsabilidade de coordenação dos diversos grupos. Na Secretaria, poderão também ser consultadas pelos associados as listas de professores e respetivas disciplinas.

Para além das atividades incluídas nestas listas, existem outras de organização permanente ou numa base ad hoc, cuja composição depende do projeto em causa.

  • Facebook