APRESENTAÇÃO1.png

APRESENTAÇÃO

A Lista Oficial de Fundadores da NOVA ATENA é composta pelos primeiros 92 associados, à frente dos quais figura Maria da Conceição Gonçalves, licenciada em História e docente de História da Arte, associada nº 1 e Presidente da Direção Fundadora,

A NOVA ATENA - ASSOCIAÇÃO PARA A INCLUSÃO E BEM-ESTAR DA PESSOA SÉNIOR PELA CULTURA E ARTE é uma associação particular de solidariedade social, fundada, em abril de 2008, por iniciativa de um grupo de seniores ligados ao ensino, sensíveis aos valores da cultura e à situação de isolamento de muitos após o termo das respetivas atividades profissionais.

A mais-valia da atividade da NOVA ATENA enquanto universidade sénior e promotora da solidariedade social foi reconhecida pela Câmara Municipal de Oeiras, a qual lhe cedeu, em 2013, um espaço condigno e requalificado para a prossecução das suas atividades.

A atividade da NOVA ATENA desenvolve-se num ambiente muito próprio, marcado pelo espírito de partilha de saberes e experiências, alegria, solidariedade e afeto, dessa forma se procurando promover um envelhecimento ativo e saudável.

A Associação

CORPOS%2525252520SOCIAIS_edited_edited_e

Corpos Sociais

DOCUMENTOS_edited_edited_edited_edited_e

Documentos

DEPOIMENTOS_edited_edited_edited_edited_

Depoimentos

Responsabilidade

Social

A média de idade dos associados da NOVA ATENA situa-se nos 66 anos, sendo aproximadamente de 70% a percentagem de associados do sexo feminino.

A NOVA ATENA conta com mais de 500 associados. Mais de metade são associados ativos, participando regularmente nas atividades da instituição.

Os Associados

Uma grande maioria dos associados tem formação superior, tendo exercido a sua atividade profissional nos mais diversos setores da sociedade.  

Não há limites geográficos ou de idade para as inscrições na Associação, a qual, de acordo com os respetivos Estatutos, tem três tipos de associados: fundadores, honorários e efetivos.