APRESENTAÇÃO1.png

APRESENTAÇÃO

A Lista Oficial de Fundadores da NOVA ATENA é composta pelos primeiros 92 associados, à frente dos quais figura Maria da Conceição Gonçalves, licenciada em História e docente de História da Arte, associada nº 1 e Presidente da Direção Fundadora,

A NOVA ATENA - ASSOCIAÇÃO PARA A INCLUSÃO E BEM-ESTAR DA PESSOA SÉNIOR PELA CULTURA E ARTE é uma associação particular de solidariedade social, fundada, em abril de 2008, por iniciativa de um grupo de seniores ligados ao ensino, sensíveis aos valores da cultura e à situação de isolamento de muitos após o termo das respetivas atividades profissionais.

A mais-valia da atividade da NOVA ATENA enquanto universidade sénior e promotora da solidariedade social foi reconhecida pela Câmara Municipal de Oeiras, a qual lhe cedeu, em 2013, um espaço condigno e requalificado para a prossecução das suas atividades.

A atividade da NOVA ATENA desenvolve-se num ambiente muito próprio, marcado pelo espírito de partilha de saberes e experiências, alegria, solidariedade e afeto, dessa forma se procurando promover um envelhecimento ativo e saudável.

A Associação

CORPOS%2525252520SOCIAIS_edited_edited_e

Corpos Sociais

DOCUMENTOS_edited_edited_edited_edited_e

Documentos

DEPOIMENTOS_edited_edited_edited_edited_

Depoimentos

Responsabilidade

Social

A média de idade dos associados da NOVA ATENA situa-se nos 73 anos, sendo aproximadamente de 72% a percentagem de associados do sexo feminino.

A NOVA ATENA conta atualmentecom cerca de 450 associados. Mais de metade são associados ativos, participando regularmente nas atividades da instituição.

Os Associados

A maioria dos associados tem formação superior ou frequência universitária, tendo exercido a sua atividade profissional nos mais diversos setores da  sociedade.  

Não há limites geográficos ou de idade para as inscrições na Associação, a qual, de acordo com os respetivos Estatutos, tem três tipos de associados: fundadores, honorários e efetivos.